Funcionamento e progressão – etapas EAD e presencial

Regras de Progressão

O curso é estruturado em duas etapas obrigatórias: uma primeira etapa a distância (EAD), que é pré-requisito para a segunda etapa, presencial. A etapa EAD é organizada em oito módulos auto instrucionais sequenciais. Nesta etapa, o aluno estuda autonomamente com os
materiais didáticos disponibilizados na plataforma do curso.

No Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do curso são disponibilizados, a cada módulo, os seguintes materiais e conteúdos interativos e audiovisuais:

  • 01 apostila;
  • 04 videoaulas;
  • 01 roteiro de estudo de Pontos de Acupuntura;
  • 01 Estudo Dirigido com os principais tópicos abordados no módulo.

A progressão no EAD é contínua e aberta nos módulos do 1 ao 8. O aluno deverá atingir a nota mínima exigida nos Estudos Dirigidos de cada módulo para a progressão entre os módulos e destes para a etapa presencial. A referida nota mínima será de 6,0 (seis) (máximo de 10 [dez]), sendo que não há limite de tentativas para a resolução dos Estudos Dirigidos ao final de cada módulo. Os conteúdos dos módulos ficarão disponíveis durante todo o período do curso.

Para que o aluno esteja apto a participar da Etapa Presencial, ele, idealmente, deverá ter resolvido e atingido a nota mínima (6,0 [seis] com máximo de 10 [dez]) em todos os Estudos Dirigidos de todos os módulos (1 a 8). Assim, mesmo que o aluno não tenha conseguido consumir todo o conteúdo audiovisual da Etapa EAD, ele poderá participar da Etapa Presencial uma vez que o acesso à etapa EAD permanece aberto aos participantes.

A conclusão da Etapa Presencial é obrigatória para a certificação do curso.

É responsabilidade do aluno a viabilização da sua participação na Etapa Presencial, incluindo liberação do serviço na Atenção Básica, transporte ao local da aula presencial e hospedagem/alimentação, se necessário. Aos que comparecerem durante a Etapa Presencial,
será fornecida declaração de comparecimento.

Para que o aluno receba o certificado do curso AMAB, ele deverá atingir quatro exigências:

  1. atingir a nota mínima em todos os oito estudos dirigidos da etapa EAD;
  2. consumir todo o conteúdo da etapa EAD;
  3. participar integralmente da Etapa Presencial ao local que foi designado para a etapa (40 horas);
  4. entregar o instrumento de acompanhamento da Etapa Presencial validado via Moodle em até 2 semanas após a realização do último dia da Etapa Presencial (o instrumento faz parte das dinâmicas da Etapa Presencial e seu preenchimento será explicado no decorrer da referida etapa).

Funcionamento do Curso

Quais são os conteúdos abordados na etapa EAD do Curso?

O AMAB foi elaborado para que o participante adquira os conhecimentos em Acupuntura de forma gradual. Desta forma, ao finalizar o curso, espera-se que o participante integre a Acupuntura em sua prática profissional com propriedade e segurança. O Módulo 1 do curso inicia com uma introdução a aspectos históricos da Acupuntura, contextualização do uso de Práticas Integrativas e Complementares no Brasil (PICs) e a abordagem do conceito de Racionalidades Médicas. Os Módulos 2, 3 e 4 são referentes à prática da Acupuntura utilizando o referencial teórico da MTC. Nestes módulos são abordados tanto a teoria básica da MTC quanto seus aspectos práticos, sobre como selecionar os Pontos de Acupuntura utilizando esta Racionalidade.

Na segunda metade do curso, dos Módulos 5 a 7 é abordada a prática da Acupuntura sob a ótica da Biomedicina. Desta forma, utilizando-se o racional da chamada Acupuntura Médica Ocidental, relembram-se alguns conceitos ocidentais de anatomia, fisiologia, propedêutica, semiologia e diagnóstico. Assim, cria-se uma base para a aplicação de conceitos neurobiológicos que irão guiar a escolha de Pontos no tratamento com Acupuntura, tendo como base o referencial teórico da Acupuntura Médica Ocidental. Além disso, são revisados aspectos relacionados à abordagem da dor e de sintomas médicos inespecíficos.

Por fim, o Módulo 8 conclui a etapa EAD do AMAB com uma visão das principais evidências clínicas em Acupuntura e explora aspectos práticos da implementação da Acupuntura na Atenção Básica.

Quais são os materiais disponíveis e como funciona a etapa EAD do Curso?

Todos os módulos contam com material teórico de referência em apostilas, videoaulas, roteiro de estudo de Pontos de Acupuntura, além de atividades de estudo dirigido. Esta última é composta por exercícios para fixação dos conceitos mais importantes vistos em cada um dos módulos. Cabe ressaltar que, para progressão e acesso ao conteúdo dos módulos subsequentes, os participantes devem atingir um nível mínimo de acerto das atividades de estudo dirigido de cada módulo.

Como mencionado anteriormente, a etapa EAD do curso é autoinstrucional (cada aluno completa as atividades online no seu tempo). Contudo, para melhor proveito dos conteúdos e integração dos conhecimentos, recomenda-se que os participantes programem-se para realizar um módulo por semana a partir da data de liberação do primeiro módulo.

Como funciona a etapa Presencial do Curso?

Após o período previsto para a etapa EAD do curso, idealmente com a finalização dos estudos dirigidos atingindo nota mínima de 06 [seis] em todos os 8 estudos dirigidos, os participantes estão habilitados para participação na etapa Presencial do AMAB. No momento da inscrição no curso, são designados a cidade, o local e as datas de realização da Etapa Presencial.

A Etapa Presencial do curso tem duração de 40 horas. A distribuição dos períodos da Etapa Presencial de cada turma vai ser disponibilizada no momento da inscrição e sua descrição estará disponível na plataforma de ensino EAD.

Na etapa Presencial do curso são revisados aspectos técnicos da segurança do agulhamento dos Pontos de Acupuntura, bem como discussão de casos clínicos referentes ao conteúdo do curso. As práticas de agulhamento e dinâmicas de aula prática ocorrerão entre os próprios participantes do AMAB. Assim, cada participante poderá praticar o agulhamento com seus colegas de turma.

É fundamental que os participantes tenham estudado os conteúdos da etapa EAD para o bom aproveitamento da etapa Presencial. Como requisito de finalização da etapa Presencial do AMAB, os participantes devem demonstrar aos facilitadores da etapa presencial a habilidade de localização dos Pontos de Acupuntura e o conhecimento de aspectos de segurança do agulhamento. Este requisito será obtido através de instrumento de acompanhamento utilizado durante a etapa Presencial do curso.