Recomendações em Acupuntura do Curso de Acupuntura para Médicos da Atenção Básica (AMAB)
Este conjunto de textos de apoio foi elaborado para orientar a prática clínica no manejo de condições prevalentes na Atenção Primária à Saúde (APS), utilizando a Acupuntura como recurso terapêutico. Ele foi desenvolvido com base em revisões narrativas, priorizando evidências científicas e uma abordagem integrada que considera tanto os fundamentos da Racionalidade da Medicina Tradicional Chinesa quanto os da Racionalidade da Medicina Ocidental Contemporânea.
Destaca-se que este material é direcionado especialmente aos egressos do curso Acupuntura para Médicos da Atenção Básica (AMAB). Esses profissionais foram treinados no modo de pensar necessário e na aplicação dos conhecimentos que sustentam os conceitos e práticas descritos nestes manuais. Assim, este conteúdo serve como um guia prático, complementando o aprendizado já adquirido durante o curso e promovendo maior segurança e efetividade no cuidado aos pacientes.
A construção de recomendações em Acupuntura com foco na atuação da APS faz parte do projeto global do AMAB que é o de promover formação básica em Acupuntura, em escala nacional, de médicos da Atenção Básica e de médicos residentes em Medicina de Família e Comunidade, assim como produzir protocolos e recomendações práticas de tratamento em Acupuntura neste contexto.
Após as Etapas EAD e Presencial do curso AMAB, surge a demanda para a produção de um material de apoio que sirva tanto para justificar as indicações da Acupuntura APS, contextualizar seus tratamentos e o próprio papel da Acupuntura nesses contextos, além de fornecer recomendações gerais e práticas acerca da avaliação e do tratamento acupuntural dentro do contexto da APS.
A partir de uma experiencia local de integração da Acupuntura na APS dentro do contexto do SUS1 e com base no perfil do uso da Acupuntura por médicos de família egressos desta iniciativa2 e ainda, levando em conta a prevalência na APS, importância clínica, resposta à Acupuntura e volume de produção científica3,4, as seguintes condições foram elencadas para a produção das Recomendações em Acupuntura para a APS:
- Ansiedade
- Cefaleia do tipo tensão
- Cervicalgia
- Cólica renoureteral
- Constipação
- Depressão
- Dismenorreia primária
- Dor em ombro e cintura escapular
- Dor pélvica crônica
- Fibromialgia
- Insônia
- Lombalgia
- Migrânea
- Osteoartrite de joelho
- Rinite alérgica
Objetivos das Recomendações
Assim como o próprio curso AMAB, as Recomendações em Acupuntura produzidas sob a luz do projeto buscam facilitar a incorporação e contribuir com a disseminação do uso da Acupuntura dentro do contexto da APS.
São 4 os objetivos essenciais das Recomendações em Acupuntura AMAB:
- Produzir recomendações práticas, com propostas concretas de abordagem através da Acupuntura, de condições frequentes na APS, cujas evidências experimental e empírica foram demonstradas e validadas ao longo do tempo pela literatura científica;
- Prover uma lista de Pontos de Acupuntura com base nos achados da literatura pertinente e de acordo com os Pontos escolhidos para o Manual de Pontos do AMAB, que faz parte do treinamento em Acupuntura para a APS proposto pelo projeto;
- Contextualizar o papel da Acupuntura na abordagem das condições clínicas elencadas e sua adoção em diretrizes clínicas produzidas por instituições de referência em suas áreas;
- Elencar e resumir as principais evidencias com aplicabilidade prática para o tratamento das condições pela Acupuntura, em especial aquelas produzidas em Ensaios Clínicos Randomizados, Estudos Pragmáticos, Revisões Sistemáticas e Metanálises a fim de legitimar o uso da Acupuntura em condições clínicas passíveis de tratamento acupuntural efetivo;
Referências Bibliográficas
- Moré AOO, Tesser CD, Min LS. Integrating acupuncture into primary health care: the experience of an educational model implemented within the Brazilian Unified Health System in Florianópolis. Acupunct Med J Br Med Acupunct Soc 2016; 34: 476–481.
- Bedin F, Moré AOO, de Oliveira JC, et al. Profile of acupuncture use among primary care physicians working in the Brazilian public healthcare system. Acupunct Med J Br Med Acupunct Soc 2020; 38: 319–326.
- Efetividade Clínica da Acupuntura | BVS MTCI, https://mtci.bvsalud.org/pt/efetividade-clinica-da-acupuntura/ (accessed 24 January 2023).
- Hempel S, Taylor SL, Solloway MR, et al. Evidence Map of Acupuncture. Washington (DC): Department of Veterans Affairs (US), http://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK185072/ (2014, accessed 24 January 2023).